Lei na Índia exige que hino nacional seja tocado nos cinemas e gera prisões

Já imaginou se além dos trailers e propagandas antes das sessões de cinema você ainda tivesse que acompanhar o hino nacional? Então, essa é a atual realidade da Índia desde que a Suprema Corte do país decretou no dia 30 de novembro a obrigatoriedade da execução do hino e projeção da bandeira antes de cada uma das exibições de filmes nos cinemas. Outro detalhe importante é a necessidade de se levantar durante a canção para não ser preso, caso que já aconteceu.

Todos de pé para a execução do Hino Nacional...

Durante o Festival Internacional de Cinema de Kerala, na cidade indiana de Thiruvananthapuram, 12 espectadores foram presos por se recusarem a se levantar para o hino antes de uma exibição. Segundo o The Guardian, aconteceram protestos sobre as prisões nas imediações do festival. Uma sociedade cinematográfica do estado de Kerala pediu ao governo para isentar o festival do novo regulamento, mas a corte rejeitou o apelo. As pessoas detidas foram liberadas mediante fiança, mas o tribunal ainda decide sobre a sentença de multa ou até três anos de prisão devido à acusação de violar a Lei de Prevenção de Insultos à Honra Nacional, de 1971.

Criado com a intenção de que as "pessoas devem sentir que vivem em uma sociedade e mostrar respeito ao hino nacional e a bandeira", de acordo com a corte do país, essa não é a primeira vez que o controverso regulamento de executar o hino da Índia antes das sessões de filmes gera problemas. Em um cinema de Chennai, seis pessoas foram acusadas de violar a nova lei por não terem levantado durante a execução da música e estarem tirando selfies.

Curiosidade! O hino da Índia, chamado Jana Gana Mana, recebeu pela primeira vez a ordem de ser executado nos cinemas na década de 1960, após a guerra do país com a China. Como o esforço acabou sendo ignorado pelos espectadores, a prática eventualmente foi interrompida.

Já pensou se essa moda pega no Brasil?
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2017 Cinemix Pipoca - Notícias, trailers e análises de filmes