Os 8 melhores filmes sobre esporte

O esporte está intrínseco no DNA humano, e mais que isso, ele é capaz de levar nossas emoções a extremos, independente do fato de você ser o atleta ou o torcedor. O cinema também tem sua magia, e assim como o esporte está intimamente ligado às nossas emoções, e desde que os irmãos Lumière fizeram as primeiras imagens em movimento, a sétima arte passou a ter extrema importância nas nossas vidas.

Por isso a combinação cinema + esporte, se bem feita, pode ser bombástica, como nos filmes a seguir:

8. Moneyball – O homem que mudou o jogo


O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill) desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ele ficasse entre as principais equipes dos anos 80. Com seis indicações ao Oscar e com atuações invejáveis de Pitt e Hill, Moneyball definitivamente merece estar nessa lista em oitavo.

7. Um domingo qualquer


Para muitos, o filme-síntese do cineasta Oliver Stone. O filme se passa no grandioso universo do futebol americano, onde os atletas são retratados como soldados em um campo de batalha. Em meio às explosivas relações humanas e a luta pelo poder, temos Al Pacino como um treinador veterano, que tem a missão de levantar o time, frear os egos do elenco e lutar contra a sua eminente decisão (acho que nos técnicos brasileiros devem saber bem do que isso se trata). “Um domingo qualquer” é um olhar íntimo sobre o universo do futebol americano, desde os jogadores, passando pelos treinadores e chegando aos donos de times e a grande mídia que controlam este negócio milionário. Outro destaque é o estrelado elenco do longa que conta com: Cameron Diaz, Denis Quaid, James Woods, Aaron Eckhart e Jamie Foxx.

6. Invictus


Invictus conta a história que todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber). Morgan Freeman da vida ao lendário Nelson Mandela, até então o recém-eleito presidente sul-africano. Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã. E o resto, é história chapa.

5. O Vencedor


Com seis indicações e duas estatuetas na estante, O Vencedor conta a história dos irmãos Dicky Ecklund e Micky Ward (Christian Bale e Mark Wahlberg), bons de briga, porém ruins de cabeça. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive da fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional. O Vencedor foi baseado na história real de "Irish" Mickey Ward, um boxeador que percorreu um difícil trajeto até chegar ao título mundial.

4. Menina de Ouro


Um filmaço! Dirigido e estrelado pelo mestre louva-a-deus Clint Eastwood, Menina de Ouro dispensa apresentações, filme vencedor de 4 Oscars (incluindo melhor filme) e com atuações incríveis de Hilary Swank e Morgar Freeman, também vencedores do Oscar. Menina de Ouro conta a história de Frankie Dunn (Clint Eastwood) um homem que passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

3. Touro Indomável


Um clássico do mestre Martin Scorsese, com o não menos incrível Robert DeNiro e a lenda Joe Pesci. Touro Indomável conta a história do pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty). A história prova que qualquer filme com o trio Scorsese-DeNiro-Pesci é no mínimo sensacional.

2. Rush – No Limite da Emoção


Certamente o filme de velocidade definitivo. O longa conta de maneira fiel e íntima a história da rivalidade entre os pilotos Nicki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth), e todos os eventos chocantes que maçaram o mundial de Formula 1 de 1976. Um filme para todos, para os amantes de Fórmula 1, para os amantes de cinema, e para quem não gosta de velocidade também. Vale a pena conferir a história de dois dos maiores gênios das pistas.

1. Rocky, um lutador


Uma maravilhosa história de superação, essa simples frase traduz o espírito de Rocky e Stallone. Mas se você ainda não viu este clássico absoluto, eu vou deixar a sinopse aqui (na esperança de você tomar vergonha na cara): Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2017 Cinemix Pipoca - Notícias, trailers e análises de filmes