Site mostra quais filmes são baseados em fatos reais (e quais nem tanto)


Baseado em fatos reais? Nem sempre. Essa frase é usada frequentemente em cinebiografias, mas muitos filmes pecam ao inserir acontecimentos não verídicos em sua trama. Por isso, o site Information is Beautiful surge como um tira-teima para aqueles espectadores que suspeitam da genuidade de algum enredo cinematográfico.

O site mostra o grau de veracidade dos filmes com base em uma escala que vai de "flexível" até "apenas a verdade absoluta", ou até "verdadeiro", "um pouco verdadeiro" e "um pouco falso", representado por diferentes tons de vermelho e verde. A avaliação funciona da seguinte forma: Quanto mais vermelha a escala, mais "mentiras" foram acrescentadas pelos cineastas.


Dos filmes analisados, A Grande Aposta é o mais próximo à realidade, sendo 88.7% de suas cenas verdadeiras. Já O Jogo Da Imitação aparece como um dos menos confiáveis, com apenas 35.7% das cenas baseadas em fatos reais. Também é possível clicar em uma cenas individual e ter a descrição de seu conteúdo, assim como o grau de autenticidade dele.

Obviamente, o cinema conta a liberdade poética a seu favor e alguns elementos foram acrescentados ou modificados para deixar a trama mais interessante - como é o caso do filme sobre Alan Turing, que era um gênio antissocial e pouco carismático, o que podia comprometer o resultado final.

Além de saber o grau de verdade dos filmes, o "Information is Beautiful" oferece diversas curiosidades para os cinéfilos de plantão.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2017 Cinemix Pipoca - Notícias, trailers e análises de filmes